Você prefere lutar sozinho e acabar perdendo ou chamar reforço e conseguir vencer?

Você é empreendedor ou pretende ser?

Você entende do seu negócio?

Você entende de negócio?

A maior parte dos empreendedores inicia na vida empresarial porque entende do negócio a que se propõe montar. Nem todos entendem de negócio, mas do negócio.

Se você é um bom cozinheiro, acaba pensando em montar um restaurante ou outro negócio que envolva cozinhar. Se você é um profissional de beleza, logo pensa em montar um salão. Se você entende de computadores, acaba criando uma empresa de informática. E por aí vai.

A maioria das pessoas que empreendem o fazem por se perceberem muito bons em operar uma determinada atividade que acabam oferecendo esse serviço como um negócio para as pessoas comprarem.

Outros nem são tão bons em fazer uma determinada atividade, mas são excelentes vendedores.

São ótimos em vender algo que outra pessoa faz. Acabam por montar negócios nessas áreas, colocando outras pessoas para executarem o que vendem.

De uma forma ou de outra, essas pessoas empreendem e atuam no nível operacional do negócio.

Toda empresa é como uma ponte sustentada pelas colunas do “Vender” e do “Fazer”.

Ou seja, só há um negócio se houver uma venda, que é a promessa de fazer algo, e se houver o operacional que é a execução daquela promessa. Para essas duas colunas estarem bem estabilizadas, é preciso haver a viga do “Administrar” amarrando-as.

Portanto, de forma simples, toda empresa tem pelo menos três departamentos básicos: o comercial, que vende. O operacional, que faz. E o Administrativo, que administra.

Voltando ao tema inicial, a maioria dos empreendedores empreende porque é muito bom no comercial ou no operacional de determinada atividade e, com isso, se ocupam principalmente de um desses departamentos. No início, muitos fazem as três funções.

Mas acabam sendo ótimos em uma e deixando a desejar nas outras.

De qualquer forma, a maioria dos empreendedores brasileiros é excelente em entender do negócio, mas nem sempre de negócio.

A maioria não é capacitada e qualificada em dirigir uma empresa como um todo.

Acaba por ocupar um nível inferior no organograma da empresa e não assumem a função que deveriam exercer: a de Diretor. CEO, presidente e outras formas de nomear aquele que se coloca em um nível acima e dirige o negócio como um todo. Para isso ele precisa entender de negócios.

Entender de negócios envolve competências de administração, de finanças, de estratégia, de marketing, de gestão de pessoas, de liderança e tantas outras.

Aí começa o problema. Os pequenos empresários precisam de ajuda com isso.

Você se percebe nessa situação?

Normalmente, um empreendedor buscaria um sócio ou um funcionário que o complemente nessas competências, mas acaba achando alguém para dividir o operacional do seu negócio. Isso quando conseguem ter papéis bem definidos, o que é raro.

A verdade é que o empreendedor é a pessoa que deve ocupar a função de diretor da empresa, e mais ninguém.

É aí que entra o papel do assessor estratégico.

Assessor é aquele cara que entende de negócios. Que é especialista nisso. Tem todas as competências ou boa parte delas e se dedica a melhorar continuamente nessas áreas. Ele pode até não entender do negócio que você empreende, mas entende tanto de negócios, possui vivências em tantas áreas que acaba por ser o parceiro ideal para te ajudar.

O assessor estratégico ocupa uma função de linha staff. Aquela que não possui subordinação direta a ninguém e também não tem ninguém subordinado a ele. Pode ser um funcionário contratado ou um assessor terceirizado.

Sua função é de assessorar. Aconselhar. Analisar e recomendar. Olhar para dentro e fora da empresa e fornecer fundamentação para o diretor tomar decisões.

Você percebe o quanto o empreendedor é solitário?

Ainda que tenha sócios, normalmente ele enfrenta muitas dificuldades e tem em seu relacionamento pessoas que mais querem tirar do que contribuir.

De funcionários, fornecedores, clientes, governo até a entidades não governamentais. Via de regra, a maior parte desses atores querem tirar algo dele e poucos se interessam genuinamente no seu sucesso.

Nesse cenário de incertezas e no mundo tão competitivo de hoje, o assessor estratégico é a pessoa fundamental para ajudar você, pequeno empresário, a tocar seu negócio com confiança, sabendo onde pisa, com precisão nas ações e atuando em alta performance.

Consultores e assessores não são para grandes empresas?

De fato, a maioria é. O que torna a função de um consultor ou assessor tão fundamental é o nível de especialização que ele tem em um determinado assunto. Por isso, empresas grandes contratam um consultor para o marketing, outro para as finanças, outro para as vendas e por aí vai. São profissionais que aprofundam muito em um determinado tema para terem o seu diferencial a oferecer.

Mas há também consultores e assessores especializados em pequenas e médias empresas.

São empresas que não conseguem contratar um consultor tão especialista para cada área do seu negócio.

Por isso, consultores de empresas pequenas se especializam em atender todas as demandas que a empresa precisa.

Não são profundamente especializados em cada área, mas têm o nível de especialização mínima necessária para atender o pequeno.

E o mais importante, são especialistas no trato desse tipo de negócio. São especialistas em entender o que o pequeno empreendedor precisa, suas necessidades, a simplicidade das coisas, a linguagem traduzida que o facilitam a compreensão. Enfim, são especializados em empresas pequenas.

A verdade é que toda empresa precisa de consultores e assessores que se especializem em gestão empresarial, busquem do mercado toda inovação em negócios, invistam na melhoria contínua de suas competências para trazer tudo isso traduzido e sintetizado e aplicar na realidade do pequeno empresário e de sua equipe.

Empresas que se destacam, via de regra, têm um assessor estratégico por trás ajudando o seu diretor a liderar sua equipe, tocar seu negócio, promover alta performance e gerar crescimento.

 

Quer atingir seus objetivos?

Empresas que queiram atingir seus objetivos e obter os resultados que tanto desejam precisam prever a contratação de um assessor estratégico especializado.

Está certo. Você pode até não contratar. Você pode até conseguir sem esse tipo de ajuda. Mas a grande verdade é que você aumenta muito suas chances se tiver um assessor em sua equipe.

Você pode pensar que é inviável. Mas há muitos profissionais no mercado. Dos mais diversos tipos e preços.

No Instituto Próton, nós nos especializamos tanto nesse tipo de assessoria que conseguimos montar um pacote de serviços que funciona de forma eficiente por horas de trabalho e custam muito menos que custaria um profissional interno, de forma que o risco seja dividido e obtenhamos parte da remuneração de acordo com o resultado do nosso próprio trabalho.

Nós fazemos de um jeito que facilita a vida do pequeno empresário e diminui o seu risco.

Você mede o resultado de forma muito simples.

O aumento do lucro, o crescimento das vendas, a diminuição nas reclamações de clientes, a melhora no clima da empresa, o aumento no engajamento da equipe, o aumento da participação do mercado. E por aí vai. Há uma série de indicadores que irão demonstrar o quanto o trabalho de um assessor está realmente ajudando seu negócio.

O Instituto Próton é o parceiro ideal para ajudar sua pequena ou média empresa no prumo. Nós sabemos manter sua máquina operando com precisão e alta performance.

Nós sabemos implementar mudanças significativas, sólidas, gradativas e consolidadas.

Quer saber como a gente pode te ajudar? Vamos conversar.

Entre em contato para saber o que a gente pode fazer por você.