Só tem um jeito do pequeno empresário vencer a crise. Descubra qual é:

A crise econômica, que assola o país, impacta quase todo mundo. Há indícios de melhora, mas ainda nada concreto.

Quem mais sofre é você, pequeno e médio empresário que depende muito do seu negócio para sobreviver.

A situação aperta, as vendas caem, falta dinheiro, as contas sobram e até aumentam.

Tem que pagar salário, fornecedor, imposto, banco, empréstimo, e uma série de coisas para manter a empresa rodando, senão tudo fica pior.

Não dá para negar. Se o seu empreendimento está sendo afetado você tem que fazer alguma coisa.

Diante de um problema muito grave o cérebro humano ordena o instinto básico de sobrevivência: CORRER ou LUTAR.

E nós empreendedores não somos diferentes.

Você CORRE quando: desanima, entra em depressão, tem crises de ansiedade, fica desmotivado e acaba levando seu negócio com displicência, desleixo ou imperícia até que dele desista.

Você LUTA quando: aumenta a intensidade de tudo que já é acostumado a fazer. Acorda mais cedo, trabalha até mais tarde, faz mais sacrifícios, atira para todo lado, força mais, insiste mais.

E como consultor de empresas, vejo esse comportamento o tempo todo.

Como coach eu aprendi que nenhuma das duas alternativas é a ideal.

O fato é que esse instinto de LUTAR ou CORRER bloqueia o lado criativo do nosso cérebro.

Diante de uma crise, sua mente te diz que é hora de agir sem pensar. E se você faz isso, só agrava a situação.

O que fazer então? Só tem um jeito: mude o seu jeito de pensar.

A batalha pelo sucesso do seu negócio começa na sua cabeça.

A diferença entre perder sua empresa ou até mesmo fazê-la crescer está na sua atitude.

Sua capacidade de resposta diante do problema é a chave.

Não permita que sua mente te conduza a esse estado letárgico de correr ou lutar.

Ao invés disso, domine seus medos e aja de forma estratégica:

 

Se acalme o mais rápido possível para ter clareza de situação.

Ficar tenso ou com raiva não vai adiantar.

Culpar o governo, o concorrente, o funcionário não funciona.

Negatividades levam a decisões ruins.

Quando você procura o lado bom em tudo, as coisas ficam mais claras.

Você acessa o grande cenário.

Enxergue as lições valiosas no meio da situação.

 

Busque os fatos sem presumir ou tirar conclusões precipitadas.

Isso é algo que a gente adora fazer: exagerar.

Descubra o que realmente está acontecendo.

Como está realmente afetando o seu negócio?

Como ter certeza disso?

O que deve acontecer em seguida?

E se essas hipóteses estiverem erradas?

Você verá que quando analisamos de forma racional, a situação não é tão ruim quanto parece.

Dá para ver luz no fim do túnel.

 

Assuma a responsabilidade sem reclamar, criticar ou culpar alguém.

A responsabilidade de ter chegado até aqui é sua.

Você poderia ter previsto melhor.

Você poderia ter se antecipado e agido melhor.

A responsabilidade de fazer sair da crise, fortalecer ainda mais e chegar aonde quer, é exclusivamente sua.

Só você pode resolver o problema da sua empresa.

Aceite isso e ajude cada um da sua equipe a assumir suas próprias responsabilidades.

 

Confie na sua inteligência e capacidade de resolver.

Nada é tão ruim quanto parece.

Lembre-se dos problemas difíceis que você resolveu no passado e saiba que você consegue.

Empreender é para poucos.

Empreender é para os fortes.

Você é um deles.

Não se esqueça disso.

Todos estão te observando.

Comporte-se com total confiança de que o problema será resolvido, seja ele qual for.

 

Solte a criatividade. Ela te orienta a solucionar problemas.

Pense nas ações imediatas.

Concentre-se nas soluções.

Por isso é importante se acalmar.

A criatividade acontece quando temos o domínio da situação.

Todos somos criativos.

Você se surpreenderá consigo mesmo quando parar para pensar: então, como eu posso resolver isso?

O que eu posso fazer de diferente para superar essa fase?

As grandes ideias que revolucionaram o mundo saíram desse tipo de situação.

De empresas em crise que foram forçadas a se reinventar e acabarem melhores que antes.

 

Concentre nas prioridades.

Qual é o maior problema?

Qual a ação mais importante?

Qual o uso mais valioso do meu tempo?

Na hora da crise, você não pode perder tempo com o que não agrega valor.

Deixe de lado aquilo que é supérfluo e concentre-se no que traz mais impacto para sua solução.

 

Contra-ataque.

Decida e aja imediatamente.

Crie uma ação ofensiva contínua na direção da meta que precisa alcançar.

De nada adiantará os primeiros passos se você não começar a agir.

Saia do lugar e coloque-se em movimento.

Crises são importantes e, apesar de doloridas, são bem-vindas porque elas nos tiram da maldita zona de conforto.

Elas nos forçam a melhorar o que somos, o que temos e o que fazemos para amadurecer e evoluir.

Só assim a gente cresce na vida.

Só assim nossos negócios passam de um patamar a outro.

Só assim você vai além de sobreviver e consegue conquistar o que tanto deseja.

Portanto, seja bem-vindo ao clube dos empreendedores que vencem as dificuldades, que superam os obstáculos e realizam seus sonhos.

Acredite: vale a pena!

NÓS QUEREMOS TE AJUDAR A SER UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO

 

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