Estamos em CRISE!

O mundo está em CRISE!

Simples assim. O corona vírus obrigou o mundo inteiro a adotar medidas radicais de proteção à saúde e à vida das pessoas.

As medidas são corretas ou exageradas? Não importa como você pensa. Só o tempo dirá.

Na minha opinião, são muito exageradas. Mas isso também não importa. Pouco podemos fazer em relação às ações das pessoas que têm o poder de decidir.

Uma emergência de saúde traz consequências para todas as áreas da sociedade. Todos estão sofrendo de alguma forma. Alguns mais, muito mais. Outros menos, muito menos.

Mas se você tem uma pequena ou média empresa, provavelmente foi afetado e está diante de uma crise mundial que ameaça sua empresa e se transforma em uma crise no seu negócio.

Crise é uma situação de risco e incerteza que ameaça sua estabilidade.

Pequenos e médios empresários são mais acostumados a crises, porque a maioria vive cenários de incerteza o tempo todo ou já passou por isso várias vezes.

A maior parte das pessoas não sabe passar por uma crise. Seja de qual tipo for. O mecanismo é o mesmo.

Você sabe o que precisa fazer para superar esta e qualquer outra crise nos seus negócios?

Eu vou te explicar.

A primeira coisa é entender o mecanismo da crise. Os efeitos que ela tem sobre a sua cabeça e, consequentemente sua capacidade de raciocinar e tomar decisões.

O perigo iminente gerado pela crise leva o seu cérebro ao modo de sobrevivência. É um artifício instintivo que permitiu ao homem sobreviver às mais diversas ameaças à sua existência.

E no modo de sobrevivência, seu cérebro te leva a fazer apenas duas coisas: CORRER ou LUTAR.

O seu lado criativo é desativado. Não há mais nada a pensar ou considerar, apenas correr ou lutar. Simples assim. Isso é muito importante para uma situação de perigo real e iminente como quando você se depara com um animal selvagem, ou com um assaltante ou coisa do tipo. Mas esse mecanismo não atua somente nessas horas. Ele funciona quando você está diante de qualquer crise.

A segunda coisa a fazer é entender que nenhuma das opções te livrará dos perigos. Nenhuma aumenta suas chances de vencer.

Correr é simples de entender. É fugir, abandonar ou simplesmente ficar parado sem fazer nada. Esperar para ver o que acontece e tentar “sobreviver. Na sua empresa o correr é o que muita gente tem feito. É o desistir. É o deixar pra lá. É o se esconder e não fazer nada a respeito.

Lutar também não adianta muito. Pode ser mais nobre do que correr, mas infelizmente não resolve. Lutar diante de uma crise é quando você coloca mais intensidade naquilo que já estava fazendo antes e que já não estava dando muito certo. Portanto, não aumenta muito suas chances de ganhar a batalha.

Tanto o correr quanto o lutar elevam a sua tensão, aumentam o medo de fracassar e instigam a raiva. A probabilidade de você querer colocar a culpa em alguém é muito alta. Com tanta negatividade, natural que entre o desespero e a paralisação.

Mas então, o que fazer?

Bom, agora que você já compreendeu como seu cérebro funciona diante de uma crise e entendeu que o modo de sobrevivência não te ajudará, é hora de tentar outra coisa.

PARAR.

Isso mesmo. Parar. A terceira coisa que você deve fazer para superar esta e qualquer outra crise nos seus negócios é parar para pensar melhor.

É aquele momento do “espera aí, deixa eu entender melhor o que está acontecendo”.

Com certeza foi isso que você fez nas vezes em que teve as ideias mais criativas diante dos obstáculos pelos quais você passou.

Quando a gente para pra pensar, a gente começa a buscar os fatos sem fazer conclusões precipitadas. Com isso, a situação ao redor fica muito mais clara.

Com a situação mais clara você assume 100% da responsabilidade de reagir positivamente diante do fato negativo que é a própria crise em si.

Você percebe que o problema não é tão grave assim. O lado bom começa a aparecer. Você vê a grande oportunidade de aprender. E a criatividade volta a funcionar.

E por fim o mais importante. Você não ignora o perigo, mas ao invés de medo você ganha Confiança para contra atacar.

Ok. Muito bonito de ler. Mas e na prática? Como funciona na prática? Como eu faço isso na minha empresa?

Eu costumo dizer aos meus clientes o seguinte. Quando você parar diante de uma crise, faça 3 coisas: olhe para trás, olhe para os lados e olhe para frente. Vou explicar melhor.

Olhe para trás:

Olhe para o que você tem conquistado até agora. O ponto onde você chegou e o momento financeiro em que sua empresa está.

Projete a mudança nas suas receitas. A crise te forçará a reduzir suas receitas? Em quantos %? Qual é sua receita média em um mês normal? Se a crise afetar suas vendas, mas não tanto, qual seria sua receita? De quantos por cento seria essa redução? Se a crise afetar muito suas vendas, qual seria a redução nesse caso? E se você estiver impedido de exercer sua atividade? Esse é o pior cenário: receita zero. Redução de 100%.

Bom, agora que você projetou suas receitas no cenário otimista, pessimista e muito pessimista, vamos falar das despesas.

Faça uma análise de todas elas e veja o que você pode reduzir? O que você consegue postergar? O que você pode deixar de pagar? Embora seja terrível, considere inadimplir se for preciso. Monte 3 possíveis situações. A primeira com aqueles valores que você não pode deixar de pagar de forma nenhuma. A segunda que engloba a primeira e mais aqueles valores que seria bom que você pagasse mas que consegue segurar se for preciso. E a terceira com as duas primeiras mais os outros valores que você com certeza consegue deixar de pagar.

Todos os empresários que conhecem bem seus números estão enfrentando a crise com um pouco mais de tranquilidade.

É claro que, quanto mais organizado estiver o seu financeiro, melhor. Se não estiver. É hora de organizar.

Fazendo as contas dos vários cenários de receitas e das várias situações de despesas você consegue projetar os possíveis resultados e começar a enfrentar a crise com sucesso.

No pior cenário, vai faltar dinheiro?

Quanto?

Tenho reserva ou consigo crédito?

Quanto tempo essa reserva ou crédito vai durar para cobrir a falta no pior cenário?

Você terá essas perguntas respondidas e conseguirá saber exatamente o que precisa fazer para garantir a sobrevivência financeira do seu negócio.

Agora sim, você poderá lutar com estratégia.

Se você chegar até aqui já terá uma chance muito grande de passar pela crise.

Agora, se você quiser e passar e sair dela mais preparado, faça o próximo passo:

Olhe para os lados:

Olhar para os lados é olhar para dentro da sua empresa. É ver como estão as coisas nos outros setores e melhorar sua empresa pra ela sair da crise melhor.

Não sabemos que quando o vírus não for mais uma ameaça tão séria, as atividades serão retomadas? Mas não sabemos também que isso será gradual? Não sabemos que as projeções são de uma retomada lenta e que as vendas ainda estarão menores que os patamares anteriores?

Você acha que sua empresa, do jeito que estava antes da crise está preparada para enfrentar o tempo adverso que virá?

Então aproveite. Tempo agora você tem. Você e seus funcionários.

Aproveite e vá organizar sua empresa. Já que está todo mundo parado ou com tempo ocioso, faça alguma coisa.

Sua empresa é como uma máquina e uma máquina parada enferruja e estraga.

Chame sua equipe e organize seu financeiro.

Revise seus processos. Todos eles.

Planeje uma operação mais enxuta, com o menor custo possível, a maior qualidade possível, no menor tempo possível. Você sabe fazer isso. Só precisa de tempo pra pensar.

Melhore a sua atuação de marketing.

Mantenha sua equipe motivada.

Coloque seus colaboradores para treinar.

E você, vá se qualificar. Agora é hora de fazer cursos de aperfeiçoamento.

O seu concorrente provavelmente está fazendo isso.

E assim, fazendo o passo UM, você aumenta suas chances de passar pela crise. Fazendo também o passo DOIS, você aumenta suas chances de não apenas passar, mas de sair dela mais forte.

E agora? Acabou?

Não. Você ainda tem uma última opção.

Mas essa é para poucos. Essa é para os fortes.

Olhe para frente:

O que é olhar para frente?

A maior parte dos pequenos e médios empresários está fazendo como a maioria das pessoas. Eu só quero que esse período passe. Eu só quero sobreviver.

Se a minha empresa passar pela crise e sair dela mais preparado já está bom.

Mas sabe o que seria melhor?

Que você mude essa mentalidade e pare de pensar em apenas sobreviver.

Pense em CRESCER.

Isso mesmo: CRESCER.

Se você já olhou pra trás e cuidou do seu financeiro. Se você já está olhando para os lados e melhorando sua empresa, agora é hora de pensar em crescer.

Não depois da crise. Durante a crise.

Dá pra crescer em meio à crise?

É claro que sim.

Como?

Eu não sei. Cada negócio é um negócio. Cada mercado é um mercado.

Mas eu tenho certeza que qualquer negócio pode ser reinventado.

Qualquer ponto de vista pode ser modificado.

Muitas oportunidades se escondem na crise. Fique atento.

Faça coisas que não tinha pensado antes.

Por isso, olhe pra frente. Olhe para o seu mercado, para o seu ramo. Veja o que estão fazendo.

Aproveita a transformação digital que a paralisação está impondo aos negócios.

Se você não conseguir reinventar a roda, pelo menos terá tentado e terá vencido em muitas outras coisas.

Nós, do Instituto Próton de Excelência Empresarial estamos convictos que os 3 passos podem ser tomados por qualquer pequeno e médio empresário. Nossos clientes estão fazendo isso.

Nós acreditamos que os que fizerem os 3 não apenas passarão pela crise ou sairão dela mais preparados, mas também sairão dela antes dela terminar, porque transformarão a crise em novos negócios.

Poucos tentarão.

Muitos não conseguirão.

Mas só conseguirá o que primeiro tiver tentado.

Por isso, nós queremos te ajudar. Nós podemos te ajudar.

Nós estamos oferecendo a qualquer pequeno ou médio empresário reuniões gratuitas online de consultoria. São como degustações do nosso trabalho.

Entre em contato com a gente e agende a sua.

Com certeza, durante essa reunião, pelo menos o passo um será feito. Claro que, depende de você ter os dados do seu negócio.

Mas nós tentaremos de todo jeito ajudar você a prosseguir em diante ao passo dois e três. Nós estamos aqui pra isso.

Portanto, mexa-se. Não espere. Não corra. Não lute.

Pare.

E pare com a gente.

Para depois contra atacar e vencer.

E vença com a gente.

Seja você também um Próton Empresário Vencedor.

 

Wellington Alves Costa Neto

 

 

 

 

NÓS QUEREMOS TE AJUDAR A SER UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO

 

Vamos Conversar?